ENCCEJA Provas Anteriores 2021

O ENCCEJA é um exame aplicado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, com objetivo de conceder certificado de conclusão de ensino fundamental ou médio para pessoas que estão fora da idade escolar. No entanto, para obter o certificado, é necessário estudar os principais assuntos que estão estabelecidos no edital e conseguir pontuação mínima. Uma das maneiras de estudar para o Exame é por meio do ENCCEJA Provas Anteriores 2021, assim pode-se ter noção de como funciona a prova. Então, quer saber um pouco mais sobre as provas anteriores ENCCEJA 2021? Leia o artigo abaixo!

Encceja Provas Anteriores 2021
Encceja Provas Anteriores 2021

Provas Anteriores

As provas anteriores são uma ótima ferramenta de estudo para o Encceja. Isto poque os materiais são capazes de habituar os estudantes à estrutura de questões de múltipla escolha dispostas na prova. Portanto, ao estudar com as provas antigas, o estudante conquistará mais segurança e confiança no dia de aplicação da prova.

As provas anteriores Encceja 2021 são disponibilizadas por área de conhecimento. Portanto, as provas do Encceja para ensino fundamental são separadas por:

  • Língua portuguesa;
  • Língua estrangeira moderna;
  • Artes;
  • Educação física;
  • História e geografia;
  • Ciências naturais e;
  • Matemática.

Enquanto, as provas anteriores para ensino médio são disponibilizadas em:

  • Ciências da natureza e suas tecnologias;
  • Matemática e suas tecnologias;
  • Linguagens, códigos e suas tecnologias e;
  • Ciências humanas e suas tecnologias.
Provas Anteriores
Provas Anteriores

Como Estudar Para o Encceja

Para estudar a grande maioria dos assuntos que estarão na prova do ENCCEJA é necessário organização por parte dos estudantes. O primeiro passo é definir uma quantidade de assuntos que devem ser estudados durante a semana e, logo depois, organizar numa tabela o assunto para cada dia. O estudante também pode organizar os estudos para cada dia por área de conhecimento ou também mesclar as disciplinas.

Inscrição Encceja 2021

O processo de inscrição do ENCCEJA ocorre todo de forma online, pelo site oficial do INEP. O processo é simples, você deve se cadastrar, informando alguns dados pessoais. Entenda como:

  • Acesse o site do INEP, aqui;
  • Clique na opção “Primeiro Acesso”;
  • Informe o seu CPF e data de nascimento;
  • Preencha todo formulário apresentado com os dados solicitados e finalize a inscrição.
Como Fazer a Inscrição Encceja 2021
Como Fazer a Inscrição Encceja 2021

Resultado Encceja

A consulta ao resultado individual do Encceja 2021 é disponibilizada para todos os participantes após a conclusão da correção das provas. Geralmente, os resultados são divulgados no mês de dezembro, antes do resultado do ENEM, em janeiro.

  1. Acesse a página oficial do ENCCEJA 2021 pelo endereço:  enccejanacional.inep.gov.br;
  2. No formulário de login, preencha o número do CPF e a senha;
  3. Clique na figura que está sendo pedida e, em seguida, clique em “Enviar”;
  4. Na plataforma, clique em “Resultado” no menu;
  5. O site do Encceja irá exibir o resultado individual do participante. As notas podem ser consultadas quantas vezes o estudante desejar e podem ser impressas.
Resultado do Encceja
Resultado do Encceja

Apostilas Encceja

Além das provas anteriores, os estudantes também podem se preparar para o exame do ENCCEJA 2021 por meio de apostilas. Existem diversos materiais que reúne os principais assuntos de cada disciplina para facilitar a fixação e aprendizagem.

Na internet, existem várias apostilas gratuitas, mas também existem algumas pagas. Geralmente, as apostilas pagas são mais completas e atualizadas, e vendida impressa ou digitais. Além disso, muitas delas são compostas por exercícios e teoria, que são capazes de melhorar a fixação do assunto estudado.

Apostilas Encceja
Apostilas Encceja